XII Congresso do FORCINE discutirá as novas demandas da formação e oportunidades do audiovisual.

 

Forcine_FAAP

Com entrada gratuita, o evento será realizado na FAAP. As inscrições já estão abertas.

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro de 2016, será realizado o XII Congresso do FORCINEFórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, na cidade de São Paulo. Professores, estudantes, profissionais do audiovisual, gestores públicos e pesquisadores discutirão as novas demandas do ensino e oportunidades para o setor, refletindo, ainda, sobre quais são os melhores caminhos e os desafios para formar essa nova geração que está chegando ao mercado em meio a tantas transformações. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

A temática do XII Congresso do FORCINE pretende dar continuidade às discussões do 1º. Seminário Paulista de Ensino e Mercado de Trabalho em Audiovisual realizado no ano passado. Para isso, seguirá com uma programação focada tanto em novas plataformas, quanto na preservação, no mercado de trabalho e na difusão das obras.

Os painéis e grupos de trabalho ocorrerão na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Também haverá a exibição de filmes dos estudantes das instituições de ensino associadas ao FORCINE no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) dentro do 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento parceiro do Congresso. O encontro também inclui o Cinema em Curso, que é uma palestra dos representantes das escolas para estudantes secundaristas, professores e pais sobre o ensino de cinema e audiovisual.

PROGRAMAÇÃO

Na noite dia 31 de agosto, haverá a solenidade de abertura na FAAP, com a presença de Rubens Fernandes Júnior, professor e diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, e Luciana Rodrigues, presidente do FORCINE e também professora da mesma instituição. Em seguida, haverá um painel sobre o ensino de cinema e audiovisual no Brasil e no mundo. Maria Dora Mourão (USP) apresentará a experiência do Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision; Débora Ivanov, diretora da ANCINE, e Alessandra Meleiro, vice-presidente do FORCINE e professora da UFSCar, mostrarão a atuação das escolas e instituições Media Business School, La Fémis, L’École Nationale Supérieure Louis-Lumière, Institut Français e Les Gobelins, visitadas no começo de julho, em Par is e Madri. Para fechar a mesa, Danielle Ribeiro (UFSCar) apontará os resultados da pesquisa com as escolas de cinema e audiovisual no Brasil. A cerimônia será encerrada com o lançamento do Programa Sky (Concurso Cinema+ | SKY AT&T).

No dia seguinte, logo na primeira mesa, o tema será Animação, Games e Motion Graphics e entre os debatedores, estão Jonas Brandão (Split Estúdio), Fernando Chamis (Webcore), Eliseu Lopes Filho (FAAP), João Paulo Schlittler (USP) e Carla Schneider (UFPel).

O GT 1 vai abordar a Preservação e o Ensino de Cinema e Audiovisual, com teorias e práticas. O mediador será o pesquisador e professor da UFSCar, Arthur Autran, e a mesa será composta por Fabián Núñez (UFF), Olga Futemma (Cinemateca Brasileira), Hernani Heffner (PUC-RJ) e Máximo Barro (FAAP).

A Inserção no Mercado de Trabalho dos Estudantes e Egressos das Escolas de Cinema e Audiovisual será o tema do GT 2. Para discutir o assunto, foram confirmados: Débora Ivanov (ANCINE), Claudia Büschel (Gullane), Marta Cristina Marjota-Maistro (UFSCar), Luiz Adriano Daminello (UFPA), India Mara Martins (UFF), Lilian Santiago (CEUNSP) e Belisa Figueiró (UFSCar).

A segunda mesa do congresso será sobre Dramaturgia para Multiplataformas, e vai reunir João Massarolo (UFSCar), Aída Marques (UFF), Almir Almas (USP), Renata Lea (Era Transmídia), com mediação de Luciana Rodrigues (FAAP e presidente do FORCINE). No GT 3, serão discutidos os Aspectos Legais dos Contratos e Difusão de Produtos Audiovisuais no Âmbito das Escolas. Para compor o grupo, estarão presentes Humberto Neiva (FAAP- Espaço Itaú de Cinema), Gilberto Toscano (Cesnik, Quintino & Salinas Advogados), Cíntia Langie (UFPel), Luis Dantas (USP), Alessandra Meleiro (UFSCar e vice-presidente do FORCINE) e Luciana Rodrigues (FAAP).

Fechando os grupos de trabalho, João Leocádio (UFF), Gerson Rodrigues (gestor de ensino de arte), Andrea Penteado (UFRJ) e Moira Toledo (FAAP), com mediação de Guilherme da Rosa (UFPel e secretário geral do FORCINE) vão abordar O Cinema e o Audiovisual no Ensino Fundamental e Médio e à Distância, no GT 4. No sábado (03/09) pela manhã e começo da tarde, último dia de Congresso, estão previstas a plenária de fechamento dos trabalhos e também a Assembleia Geral Ordinária do FORCINE.

O XII Congresso é uma realização do FORCINE com apoio das instituições de ensino FAAP e UFSCar; apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e da Spcine; parceria do 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo; com colaboração da Sky.

SERVIÇO

XII Congresso do FORCINE

Onde: FAAP – Rua Alagoas, nº 903, Higienópolis – São Paulo/SP.

Quando: 31/08 a 03/09

Programação completa: http://forcine.org.br/site/2016/07/programacao/

Inscrições: http://migre.me/unPuf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s